Teste Vocacional – Como funciona e por que vale a pena fazer?

Temos certeza de que você já deve ter ouvido falar sobre teste vocacional. Ele se trata de uma ferramenta que pode te ajudar a escolher qual curso fazer e qual profissão seguir, devendo começar a ser feito a partir do ensino médio para auxiliar o estudante durante sua caminhada.

Essa ferramenta também pode ser usada por qualquer outro profissional que não esteja feliz com seu emprego e queira mudar de área.

Se você ainda não entendeu o que é o teste vocacional e deseja saber em detalhes, saiba mais no conteúdo abaixo.

O que é?

O teste vocacional por vezes é uma ferramenta que auxilia na escolha profissional, podendo ser em muitos casos realizado de modo virtual e, em outros, com a ajuda de um psicólogo por meio da Orientação Profissional, que tem o mesmo fim: ajudar um indivíduo a encontrar a sua vocação.

Você pode optar por fazer o teste vocacional pela internet, pois há vários sites que o oferecem, mas é importante escolher um que seja de confiança e cujo teste tenha sido preparado por um psicólogo.

Se preferir, também pode consultar-se com um psicólogo e solicitar a Orientação Vocacional, sendo que o Teste Vocacional será uma das ferramentas usadas durante tal orientação.

Como funciona?

O teste vocacional basicamente leva em conta as aptidões de cada indivíduo, assim como seus interesses pessoais, para revelar quais são as possíveis profissões em que se daria bem e que combinam melhor com o seu perfil. Muitos adolescentes procuram esse tipo de teste, mas ele pode ser feito por qualquer pessoa que busque uma orientação sobre a sua carreira.

Teste Vocacional

Há uma série de testes vocacionais online preparados por psicólogos que tenham experiência na área de autoliderança, no entanto, quem deseja se aprofundar ainda mais, deve buscar se consultar pessoalmente com um profissional da área para obter a orientação profissional.

O teste vocacional online, por exemplo, é recheado de perguntas sobre os interesses pessoais de cada indivíduo, o que mais gosta de fazer e coisas do tipo. No final, a plataforma lista as profissões mais adequadas para o seu perfil, mas lembrando que os resultados podem se alterar se você buscar um atendimento mais especializado e profundo.

Importância para o estudante

O teste vocacional pode ser de grande ajuda para os estudantes adolescentes que buscam um norte sobre a profissão que devem seguir. Decidir qual profissão você terá durante sua vida é algo bem complexo e que exige muito conhecimento, mas nem todos conseguem tomar uma decisão sozinhos.

Teste Vocacional

Com esse teste o estudante recebe uma ajuda baseada em seus próprios interesses, podendo se conhecer mais e entender do que gosta. Além disso, com os resultados do teste, há menos chances de você ter alguma mudança de profissão no futuro.

Ainda assim, devemos deixar você ciente de que nem sempre as opções dadas pelo teste são aquelas que você realmente se interessa em seguir, por isso é preciso avaliar todas as circunstâncias.

Sites que oferecem o teste vocacional

O teste vocacional pode ser encontrado na internet em vários sites voltados para o mundo da educação, sejam sites que oferecem informações sobre cursos e carreiras, bolsas de estudo e auxiliam estudantes a passar no vestibular.

Um dos sites que oferecem o teste vocacional é o Guia da Carreira. Basta você acessar o link www.guiadacarreira.com.br/teste-vocacional/ e começar a responder as perguntas para no final ter o seu resultado.

Outra opção é o site Quero Bolsa, voltado para oferecer bolsas de estudo para a graduação privada. Você pode fazer o teste vocacional gratuito pelo link www.querobolsa.com.br/teste-vocacional-gratis.

No site Mundo Vestibular você também encontra um teste vocacional, tudo que precisa fazer é acessar o link de notícias: www.mundovestibular.com.br/simulados/teste-vocacional e ir selecionando as respostas desejadas.

Porque vale a pena fazer?

Muitos se questionam sobre realmente valer a pena fazer o teste vocacional e ele pode ser um grande aliado, principalmente para o estudante conhecer um pouco mais de si próprio e entender como se aplicam os seus gostos no mercado de trabalho.

Além disso, de acordo com suas respostas, poderá ver mais de uma opção de profissão que se encaixa em seu perfil e assim ter mais opções na hora de se inscrever no vestibular.

Mesmo que as profissões que apareçam em um primeiro momento você não goste, é possível também começar a pesquisar mais sobre cada uma delas, ver todas as áreas que elas abrangem e você pode acabar se descobrindo em alguma delas. Pela internet, todos os testes são gratuitos, então você não perde nada em fazer.

Pode ser um norte para você começar a pensar melhor sobre o seu futuro e a construção de sua carreira.

Se mesmo após fazer os testes online você não estiver satisfeito, marque a Orientação Profissional com um psicólogo para conseguir receber um atendimento mais especializado e focado em você e seu perfil.