Programas de Gratuidade para Cursos – SENAC e SENAI

Os programas de gratuidade Senac e Senai e de outras instituições são uma porta de acesso importante para candidatos de baixa renda, ou seja, que não possuem condições financeiras para arcar com os custos de um curso profissional.

Iniciativas como essa possibilitam que todos os cidadãos brasileiros possam adentrar em cursos profissionalizantes e obter a formação necessária para uma rápida inserção no mercado de trabalho.

Levando em conta que as empresas contratantes exigem experiência profissional e formação de qualidade, portanto, você precisa buscar um curso que lhe capacite adequadamente. Caso não tenha como pagar pela formação de interesse, é aí que entram os programas de gratuidade.

Como surgem os Programas de Gratuidade?

Para quem não sabe, os programas de gratuidade foram estabelecidos em nosso país a partir do ano de 2008 via decreto nº 6.632/2008. Por meio desta iniciativa, uma parte das vagas disponíveis em instituições acaba sendo reservada para a disponibilização de bolsas de estudos.

INSCRIÇÃO PARA CURSOS COM VAGAS ABERTAS 

Os candidatos que conseguem acesso aos programas de gratuidade para estudar os cursos profissionais de interesse, geralmente são aqueles sujeitos que possuem uma renda per capita familiar de até 1,5 salário mínimo.

Em algumas instâncias, as instituições também exigem que o candidato tenha estudado sempre em instituições públicas de ensino ou, no caso das particulares, como bolsista integral.

É preciso estar de olho neste tipo de oferta, tendo em vista que as vagas costumam ser limitadas. Uma dica que damos aos nossos leitores é que procurem essas informações nos sites oficiais das instituições de interesse, ou que procurem presencialmente (na instituição que quer estudar), informar-se sobre esta possibilidade de inserção.

Atualmente, as 2 instituições que são referência na disponibilização de programas de gratuidade aos seus alunos são o Senac e o Senai. No entanto, outras instituições também aderem ao sistema e iremos revelar algumas opções para você ao longo do conteúdo. 

Programa de Gratuidade Senac

A procura por uma qualificação profissional está aumentando ano após ano. No entanto, nem todos os interessados conseguem pagar por este tipo de formação, seja em nível inicial, técnico ou superior.

Com o objetivo de contribuir para a expansão da mão de obra qualificada em todo o território nacional, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) disponibiliza atualmente uma série de cursos gratuitos e também a possibilidade de bolsa de estudos em seus cursos pagos via Programa de Gratuidade (PG).

Programas de Gratuidade

Lembrando que o Senac é uma instituição que foi fundada em 1946 e, portanto, tem mais de 70 anos de história na formação profissional de brasileiros e brasileiras. Além disso, essa instituição está presente em todos os estados brasileiros, o que amplia o acesso.

Inclusive, é válido destacar que o Senac é considerado atualmente como uma das melhores e maiores escolas de ensino profissionalizante para o setor comercial do país. Nela você pode encontrar formação de qualidade e a melhor estrutura para aprender.

Todos os anos, o Senac disponibiliza cursos 100% gratuitos e, no caso dos seus cursos pagos, é possível acessar editais com vagas abertas para o programa de gratuidade, o qual é destinado aos candidatos considerados em situação de vulnerabilidade econômica.

Basicamente, o programa de gratuidade do Senac admite aqueles candidatos que comprovem uma renda per capita familiar de até 2 salários mínimos federais.

No entanto, não são todos os cursos pagos que disponibilizam essa possibilidade. Por essa razão, é necessário verificar o site oficial da instituição, ou ir diretamente a uma das unidades Senac da sua cidade, a fim de informar-se sobre a possibilidade de inserção via bolsa de estudos.

INSCRIÇÃO PARA CURSOS COM VAGAS ABERTAS

Programa de Gratuidade Senai

Outra opção de inserção no programa de gratuidade é através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Essa instituição visa ofertar uma série de cursos profissionais para o setor industrial e como boa parte deles são pagos, nem todos conseguem acesso.

No entanto, a partir do momento que o programa de gratuidade foi implementado na instituição, o público o trabalhador, empregados e desempregados e até mesmo os jovens que estejam estudando na educação básica, conseguem qualificar-se mais facilmente e sem nenhum custo.

Programas de Gratuidade

Para você poder acessar o programa de gratuidade, você deve participar dos cursos cuja modalidade de formação, seja inicial ou continuada, bem como vagas em cursos técnicos e em nível médio.

A recomendação que o nosso site dá nestas instâncias é que o candidato vá presencialmente até o polo Senai e informe-se sobre a possibilidade de inserção no curso de interesse por meio do programa de gratuidade.

A instituição da sua cidade passará uma lista com todos os documentos necessários para que você possa entrar com este tipo de pedido e começar a estudar na área de interesse.

Programas de Gratuidade da Escola do Trabalhador

Outra instituição que disponibiliza cursos gratuitos aos candidatos interessados é a Escola do Trabalhador, vinculada à Universidade de Brasília – UnB.

Programas de Gratuidade

Diferentemente do Senac e do Senai, que possuem cursos online e presenciais, a escola do trabalhador tem uma oferta exclusivamente online e todas as suas formações estão abertas à sociedade, independente da faixa etária ou formação prévia.

Isso mesmo, seu acesso é irrestrito ao sistema, 100% gratuito e sem necessidade de uma escolaridade prévia. Ao término da sua formação, você pode receber um certificado para comprovar a sua experiência.

Entre os cursos disponíveis na Escola do Trabalhador, você poderá encontrar:

  • Curso grátis de Segurança da informação
  • Curso grátis Cuidando de pessoas idosas
  • Curso grátis Espanhol aplicado ao trabalho
  • Curso grátis Inglês aplicado ao trabalho
  • Curso grátis Análise de investimentos
  • Entre outros.

Unesp Aberta também dispõe de cursos grátis!

A Unesp Aberta nada mais é do que um ambiente de aprendizagem 100% gratuito e online, cujo objetivo está em oferecer mais formação e aperfeiçoamento aos brasileiros nas mais variadas áreas do conhecimento.

unesp

Para poder acessar aos cursos ofertados na Unesp aberta, basta ter acesso à internet e estar disposto a estudar, pois fora isso, não existe nenhum outro pré-requisito para inscrição.

Bom, essas foram as opções de instituições com as quais você pode ingressar por meio do programa de gratuidade, estudando sem pagar nada por isso. Deixe abaixo um feedback, comentando qual destas instituições lhe agradou mais!

INSCRIÇÃO PARA CURSOS COM VAGAS ABERTAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.