Curso de árbitro de futebol – Inscrições 2022

Se você sonha em apitar partidas de futebol, sejam amadoras ou profissionais, o que acha de fazer um curso de árbitro de futebol. Saiba que as possibilidades são muitas.

Os amantes do mundo do futebol têm agora uma oportunidade rentável de atuação profissional, desde que tenham a formação correta como árbitros de futebol.

Você ficou interessado? Então basta conferir o nosso conteúdo de hoje até o final que iremos lhe apresentar todos os procedimentos que são necessários e quais instituições são mais confiáveis. Vamos lá!

Inscrição Curso de Árbitro de Futebol SAFESP

Fique sabendo que o Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo (SAFESP) é uma das principais referências nacionais na formação de árbitros de futebol e por isso, todos os anos recebe inúmeras inscrições.

Curso de árbitro de futebol

Os cursos são completos e a inscrição pode ser feita por meio de preenchimento de formulário eletrônico. Veja os procedimentos para estudar arbitragem de futebol abaixo:

Passo 1 – Entre no site oficial da SAFESP por meio do seguinte endereço eletrônico: https://safesp.org.br/2020/02/curso-de-formacao-de-arbitro-de-futebol/


Passo 2 – Na sequência, você deverá ler todos os detalhes sobre o curso de árbitro de futebol oferecido. No meio da explicação da página, existe um link para preenchimento do formulário eletrônico de interesse, clique sobre ele.


Passo 3 – Faça o preenchimento do formulário com todos os dados que forem solicitados. Não serão admitidas inscrições com falta de dados. Então, tome bastante cuidado nesta etapa.


Passo 4 – Por fim, clique em “Enviar”. Após, aguarde o contato da instituição para receber maiores instruções sobre o início das aulas.

Como funciona o curso de árbitro de futebol de SAFESP

Esta instituição disponibiliza o curso com uma carga horária de 40 horas e com certificação ao término do mesmo. Além disso, a SAFESP está entre as mais bem vistas em todo o território nacional.

Curso de árbitro de futebol

Dentro do curso, os alunos aprenderão quais são as 17 regras do jogo de futebol, além de receber orientações sobre como é feita a correta interpretação, recomendação, relatórios, procedimentos e outras técnicas que são exigidas de um árbitro de futebol.

Esse centro de formação de árbitros também conta com professores capacitados que foram ex-árbitros e que agora auxiliar quem também deseja essa formação, seja para conhecer mais sobre o futebol, ou para atuar na arbitragem de jogos amadores e profissionais.

Inscrição Curso de Árbitro de Futebol Brava Cursos

Essa recomendação de curso que vamos lhe dar agora pode ser feita de modo 100% online e a instituição responsável pela formação é a Brava Cursos.

Curso de árbitro de futebol

Caso tenha interesse em se capacitar no segmento e estudar sem precisar sair de casa, esse curso da Brava Cursos é uma ótima opção. Veja a seguir o que é necessário ser feito para inscrever-se:

Passo 1 – Sua primeira ação deve ser entrar no site oficial da instituição pode meio do seguinte endereço eletrônico: https://bravacursos.com.br/curso-de-arbitragem/


Passo 2 – Logo na tela inicial, você já conseguirá obter todas as informações que precisa sobre o curso. 


Passo 3 – Caso esse curso para árbitros de futebol seja do seu interesse, clique “Adicionar curso ao carrinho”.


Passo 4 – Na tela seguinte, você deverá preencher um cadastro com algumas informações pessoais suas e na sequência efetuar o pagamento do mesmo, podendo ser por cartão de crédito, ou boleto bancário.


Passo 5 – Aguarde a confirmação da sua inscrição por e-mail e já poderá acessar as aulas, podendo assistir quando e onde desejar.

Como funciona o curso de árbitro de futebol da Brava Cursos

Essa formação tem uma carga horária de 100h e as aulas são 100% online. Durante este período, os alunos aprenderão tudo sobre o universo das arbitragens de futebol.

Curso de árbitro de futebol

Veja a seguir a grade de conteúdos programáticos do curso de árbitro disponível na Brava Cursos:

  • AULA 1 – O campo e a Bola: Estudaremos a seguir as particularidades do campo de jogo e as propriedades da bola
  • AULA 2 – O Número de Jogadores e seus Equipamentos: Estudaremos nessa unidade o número de jogadores necessários para que haja uma partida, bem como os equipamentos que eles podem usar
  • AULA 3 – O Árbitro e os Árbitros Assistentes: Vamos ver em seguida quais são os poderes e deveres do árbitro e de seus assistentes
  • AULA 4 – Organizando o Jogo: Estudaremos agora as regras que são necessárias para organizar o jogo, como a duração da partida, como e quando se dá o início e o reinício, quando a bola entra e sai de jogo e por fim o grande objetivo do futebol que é o gol.
  • AULA 5 – O Impedimento: Apesar de polêmico o impedimento é uma das regras mais simples, porém a que mais exige atenção dos árbitros, principalmente dos assistentes. Veremos nessa unidade como deve ser a correta interpretação dessa regra.
  • AULA 6 – As Infrações: Estudaremos agora quais são as infrações, suas punissões e como se reinicia o jogo.
  • AULA 7 – O Tiro Penal: Veremos nessa unidade quando, como, e de que forma deve ser executado um tiro penal.
  • AULA 8 – A Reposição de Bola: As regras estudadas nessa unidade tratam de como deve ser reiniciado o jogo, depois que a bola tiver saído do campo, sem que haja infração a regra.
  • AULA 9 – O Sinais do Árbitro e dos Assistentes: Veremos em seguida como deve ser a sinalização do árbitro e dos árbitros assistentes
  • AULA 10 – Posicionamento do Árbitro: O posicionamento do árbitro é algo tão importante quanto conhecimento da regra. Árbitro bem posicionado não levanta dúvidas quanto a sua interpretação.
  • AULA 11 – Posicionamento dos Árbitros Assistentes: Por fim, chegamos ao posicionamento dos árbitros assistentes nas situações de jogo, e trataremos também rapidamente, de como deve ser a postura da equipe de arbitragem.

Agora comente com a gente o que você achou mais interessante em nosso conteúdo de hoje. Você faria qual dos dois cursos?