Curso de Gastronomia do Senac – Inscreva-se pela Internet

O setor gastronômico no Brasil tem crescido de forma exponencial nos últimos anos e isso abre inúmeras portas de trabalho para o público interessado nesse setor. Mas, para obter as melhores vagas de emprego, você precisa ter um Curso de Gastronomia do Senac, por exemplo.

Instituições como o Senac, que são consagradas no mercado e muito bem quistas pelas empresas contratantes, disponibilizam cursos rápidos nessa área e com certificados para você validar a sua experiência na hora de obter um emprego.

Conferindo o nosso conteúdo de hoje até o final, mostraremos para você quais são os passos necessários para a matrícula neste curso e, principalmente, se você tem os requisitos necessários para ingressar nele.

Inscrição Curso de Gastronomia do Senac

Se você quiser fazer a sua matrícula no curso de gastronomia, saiba que não tem muito mistério e inclusive, a instituição disponibiliza 2 alternativas de matrícula. Uma delas é pela internet, a outra diretamente na unidade mais próxima.

INSCRIÇÃO PARA CURSO GRATUITO

Pela Internet

A possibilidade mais prática de inscrição no curso de gastronomia do Senac é por meio da internet. A seguir, iremos mostrar para você quais são os procedimentos da matrícula online.

  1. A sua primeira ação deve ser entrar no site oficial do Senac por meio do seguinte link: Senac | Educação profissional para todos
  2. Conectado dentro da página oficial da instituição você deve definir no centro da tela qual é a sua região, pois assim o sistema lhe envia para o Senac mais próximo.
  3. Na sequência, você deverá usar o campo de pesquisa para encontrar o curso de gastronomia, verificando se o mesmo está sendo ofertado na sua cidade e, principalmente, se você tem os requisitos para o ingresso.
  4. Feita essa verificação, se você quiser matricular-se, basta ir até o final da página e definir qual é a turma que você quer estudar. 
  5. Na sequência é só clicar em COMPRAR para adquirir o curso. Defina na tela se você quer pagar o curso por meio de cartão de crédito ou boleto bancário.
  6. Por fim, você deverá aguardar a confirmação da sua matrícula e o início das aulas. É muito fácil inscrever-se pela internet, não é mesmo?

Pela Unidade

Se você quiser inscrever-se de forma presencial, basta ir até a unidade Senac da sua cidade, levando consigo um comprovante de residência, um documento de identidade e seu número de CPF.

Chegando na instituição, fale para o atendente que você tem interesse em matricular-se no curso de gastronomia, então já ficará sabendo quais são os procedimentos necessários para inscrever-se no curso.

Programa Senac de Gratuidade

Quem quiser fazer este curso, mas não tiver condições para pagar por ele, saiba que existe um programa de gratuidade dentro do Senac, o qual concede bolsas de estudos aos candidatos em situação de vulnerabilidade econômica.

Curso de Gastronomia do Sena

Para ter acesso às bolsas de estudos deste programa, é necessário que o candidato comprove uma renda per capita familiar inferior a 2 salários mínimos federais.

Além disso, a instituição também exige que o candidato tenha estudado sempre nas escolas públicas de ensino ou, se for nas privadas, que tenha sido como aluno bolsista integral.

Fique atento, pois essas bolsas geralmente são limitadas. Logo, é necessário que você vá consultar a disponibilidade das mesmas diretamente na unidade Senac mais próxima de você.

Como funciona o curso?

O Senac possui o curso de Gastronomia na modalidade Curso Livre e que pode servir como uma formação introdutória para quem deseja se profissionalizar como chef. 

Com carga horária total de 96 horas, os participantes aprenderão as principais técnicas de uma cozinha profissional como picar, cozinhar, organizar, preparar pratos e até sobremesas. 

Curso de Gastronomia do Sena

Abaixo, apresentamos o roteiro dos conteúdos que serão estudados no curso de gastronomia do Senac:

  • AULA 1 – Utilizar equipamentos, utensílios e insumos
  • AULA 2 – Compreender as boas práticas para serviços de alimentação sobre higiene pessoal e riscos de contaminação cruzada
  • AULA 3 – Interpretar fichas técnicas
  • AULA 4 – Entender o conceito de mise en place: utensílios, cálculos de insumos e procedimentos de pré-preparo
  • AULA 5 – Aplicar diferentes técnicas de cortes em alimentos
  • AULA 6 – Utilizar métodos e técnicas de cocção
  • AULA 7 – Preparar bases culinárias: fundos, caldos, espessantes, aromáticos, entre outros
  • AULA 8 – Preparar diferentes molhos e massas
  • AULA 9 – Aplicar técnicas de garde manger em saladas
  • AULA 10 – Preparar acompanhamentos com leguminosas, grãos e cereais
  • AULA 11 – Noções básicas de confeitaria
  • AULA 12 – Finalizar as produções realizando empratamento, composição e decoração com princípios estéticos.

Vale lembrar que este curso é destinado a candidatos a partir de 16 anos que tenham concluído ou estejam cursando o ensino médio.

Mercado de Trabalho para o Gastrônomo 

Mesmo que as cozinhas de restaurantes pareçam quase sempre o sinônimo de comida no mercado de trabalho, saiba que existem outros lugares onde os formados em gastronomia também podem trabalhar. 

Curso de Gastronomia do Sena

Este profissional pode trabalhar, por exemplo, em pastelarias; em empresas de inspeção sanitária; indústria; escolas; hospitais e hotéis. 

Também pode atuar como consultor, auxiliando bares e restaurantes na elaboração de cardápios, alteração de layouts, escolha de fornecedores, entre outros. E não para por aí: o cenário gastronômico no mercado de trabalho é ainda mais amplo! 

É possível seguir a carreira de personal chef, servindo em um ambiente privado. Alguns profissionais desta área trabalham para a indústria, criando pratos de seu portfólio de produtos.

Bom, essa foi a nossa recomendação no artigo de hoje para quem tem interesse pela área de gastronomia. Comente abaixo se você está interessado em matricular-se neste curso do Senac.