Curso de Padeiro – Inscrições Online Cursos Profissionalizantes

O pão é um dos alimentos mais consumidores pelos brasileiros, tornando a panificação um dos maiores segmentos da indústria brasileira. Com a formação obtida através do curso de Padeiro do Senac, o profissional poderá encontrar muitas oportunidades no mercado de trabalho.

Esse curso é pago, mas também é oferecido gratuitamente em várias unidades da instituição através do Programa de Gratuidade Senac (PSG). O PSG oferta bolsas de estudos gratuitas para cursos de qualificação profissional para pessoas carentes. No entanto, é essencial consultar as vagas e a disponibilidade do curso em sua região.

Inscrição curso de Padeiro

A inscrição para o curso de Padeiro do Senac pode ser realizada no site da própria instituição. O procedimento é muito fácil de ser realizado e não demora mais do que 5 minutos para ser concluído. Veja, no passo a passo abaixo, como se inscrever nesse curso:

Inscrição curso de Padeiro


Passo 01: Entre no site do Senac Brasil (https://senac.br). Ao entrar na página, clique na opção “Unidades”, localizada no menu superior, e em seguida escolha o seu Estado.


Passo 02: No site do Senac de sua região, clique em “Cursos”, depois em “Panificação”, localizado na categoria “Gastronomia”. Clique no curso de Padeiro para obter mais informações.


Passo 03: Na página do curso será possível visualizar as unidades que estão oferecendo a qualificação profissional. Em seguida, clique na unidade desejada e no botão “Compre esse curso pela internet”.


Passo 04: Faça um cadastro no site e siga as orientações do Senac para concluir a sua inscrição.


Há duas formas de ingresso para o curso de Padeiro: a tradicional, por meio da inscrição no site ou unidade, ou através do PSG. As vagas oferecidas por meio do programa de gratuidade são limitadas e os interessados deverão atender os pré-requisitos do programa para participarem do processo seletivo.

CONFIRA OS CURSOS COM VAGAS ABERTAS!

Programa de Gratuidade Senac

Com o objetivo de oferecer bolsas de estudos gratuitas para pessoas de baixa renda, a instituição em parceria com o Governo Federal criou o Programa de Gratuidade Senac. O programa tem como objetivo oferecer cursos profissionalizantes para promover a inclusão social e profissional dessas pessoas no mercado de trabalho.

São centenas de cursos oferecidos através do programa em todo território brasileiro. No entanto, para participar do processo seletivo, os interessados deverão atender os seguintes pré-requisitos:

  • Ter renda mensal familiar no valor igual ou inferior a dois salários-mínimos federais;
  • Ter concluído ou estar ingresso na educação básica.

CONFIRA OS CURSOS COM VAGAS ABERTAS!

Como funciona o curso de Padeiro?

O curso de Padeiro foi elaborado para desenvolver as habilidades e conhecimentos para que os participantes possam iniciar a produção artesanal e/ou industrial de pães. Os alunos aprenderão sobre ingredientes, técnicas clássicas e novos conceitos através de uma metodologia de ensino moderna, que une teoria e prática, em um ambiente de ensino criado para otimizar a aprendizagem.

Curso de Padeiro Senac

O curso é de qualificação profissional e possui uma carga horária de 260 horas. Os interessados deverão possuir a idade mínima de 18 anos e o ensino fundamental 1 completo para poder se inscrever.

O curso possui bastante conteúdo, sendo um dos mais completos disponíveis no mercado. Veja, a seguir, alguns dos conteúdos que serão vistos ao decorrer as das aulas:


  • Fichas técnicas de produção: conceito e aplicabilidade na panificação.

  • Cálculo das produções de panificação: pesos e medidas, frações, razão e proporção.

  • Mise en place: conceitos, finalidade e procedimentos.

  • Ingredientes da panificação: funções, tipos e características dos açúcares, gorduras, farináceos, água e sal, pré-misturas e ingredientes secundários.

  • Classificação das massas por família: composição dos ingredientes.

  • Classificação das massas por método de mistura: método convencional, método direto rápido, método direto padrão e método indireto.

  • Técnica de produção de molhos, caldas, recheios e coberturas para pães e variações.

  • Glúten: formação do glúten (gliadina e glutenina) e doença celíaca.

  • Nutrição e restrições alimentares: nutrientes e suas funções, guia alimentar para a população brasileira, características organolépticas dos alimentos e restrições alimentares.

  • Fermentações: tipos e características.

  • Cocção: definição, técnicas e aplicação.

  • Processos de produção da panificação: pré-preparo; mistura e sova; descanso; porcionamento; técnicas para modelagem: cilindrar, cortar e enrolar massa; acondicionamento e fermentação final; resfriamento.

  • Características organolépticas: aroma, cores, sabores e texturas.

  • Modelagem: tipos, técnicas e aplicação.

  • Acabamentos e decoração: cortes, coberturas básicas e ingredientes para decoração de pães.

  • Embalagem para panificação: tipos e materiais.

  • Planejamento da produção, conceito e aplicabilidade: ordem de serviço; ficha técnica de preparação; ficha técnica de produção.

  • Custos: impactos na definição do cardápio.

  • Precificação: pesquisa de mercado, análise dos custos diretos, dos custos indiretos e aplicação de margem de lucro por produto.

  • Cardápio da panificação: definição e identificação.

Modalidades de cursos oferecidos

O Senac oferece uma grande variedade de cursos em diferentes modalidades de ensino e de segmentos do comércio de bens, prestação de serviços e turismo. Os interessados poderão encontrar cursos oferecidos nas seguintes modalidades:

  • Aprendizagem
  • Livres
  • Técnicos
  • Graduação
  • Pós-graduação
  • Extensão Universitária

Mercado de trabalho para o Padeiro

A inserção e o estabelecimento no mercado de trabalho vai depender muito da formação profissional do padeiro. Contar com o certificado do Senac é um diferencial muito apreciado no mercado, já que a instituição é reconhecida pelos seus cursos de grande qualidade.

Mercado de trabalho para o Padeiro

Após a formação, o padeiro poderá trabalhar em padarias e em diversos outros setores da panificação. A remuneração salarial vai depender de diversos fatores, como a qualidade da formação profissional, a experiência e a região onde o padeiro atuará.

O curso Senac vale a pena?

O Senac é uma das instituições de ensino profissionalizante mais prestigiadas do país, sendo a referência para formação de profissionais para os setores do comércio. Com mais de 70 anos de história, o Senac contribui para o desenvolvimento de empresas, pessoas e do país através de suas ações.

O curso de Padeiro do Senac é completo e ensinará tudo que o participante precisa saber para ser um profissional bem capacitado.

Após a conclusão do curso, o profissional receberá um certificado de conclusão emitido pela instituição e válido em todo território nacional.

CONFIRA OS CURSOS COM VAGAS ABERTAS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *