Como se Inscrever para vagas Jovem Aprendiz CIEE – Confira!

Já imaginou conseguir o seu primeiro emprego rapidamente e atuando dentro das maiores empresas brasileiras? Saiba que existem alguns programas governamentais, tais como Jovem Aprendiz CIEE, que garantem a rápida inserção dos jovens no mercado de trabalho, mesmo sem experiência prévia comprovada.

Desse modo, se você deseja obter maiores informações sobre o programa Jovem Aprendiz CIEE, não pode deixar de conferir o nosso conteúdo de hoje, pois preparamos um material explicando tudo sobre o programa e também montamos um passo-a-passo exclusivo para você fazer a sua inscrição sem nenhuma dificuldade. Aproveite e faça uma boa leitura!

Inscrições  para Jovem Aprendiz CIEE

Caso você esteja interessado em fazer inscrição no programa Jovem Aprendiz CIEE, saiba que o processo é totalmente virtual. Sendo assim, preparamos um passo-a-passo exclusivo para você fazer a sua inscrição sem nenhuma complicação.

jovem aprendiz ciee

Confira:


PASSO 1 – Primeiramente, você deverá entrar na plataforma oficial do CIEE através do seguinte endereço eletrônico:https://site.aprendizlegal.org.br/como-participar-aprendiz


PASSO 2 – Entrando na plataforma oficial, você deverá procurar pelo Polo CIEE mais próximo de você.


PASSO 3 –  Ao encontrar o Polo do seu interesse, clique sobre ele, para ser encaminhado à página oficial da sua cidade. Nela você deverá preencher um cadastro inserindo as suas informações pessoais. Não deixe nenhum espaço em branco.


PASSO 4 – Ao final do cadastro, clique para enviar o formulário.


PASSO 5 –  Agora basta aguardar que os representantes do Jovem Aprendiz CIEE entraram em contato com você por telefone ou e-mail. 


CONFIRA AS PRINCIPAIS EMPRESAS COM INSCRIÇÕES ABERTAS!

Conheça o Programa

O programa Jovem Aprendiz foi criado pelo governo federal no ano de 2000 a partir de um projeto de lei denominado de Lei da Aprendizagem (n° 10.097/2000) e que sofreu alguns ajustes anos depois, em 2005 através do Decreto Federal de n° 5.598/2005.

jovem aprendiz ciee

Através desta lei fica determinado que todas as empresas brasileiras, e também estrangeiras que estejam com filiais no território nacional, são obrigadas a contratarem jovens aprendizes  para postos de trabalho.

Inclusive, a lei prevê que as empresas insiram de 5% a 15% de jovens aprendizes dentro das corporações, como uma forma de garantir a oportunidade de primeiro emprego aos jovens que nunca assinaram a carteira de trabalho, e que agora tem a oportunidade de adquirir experiência em empresas de renome.

Além disso, também é válido mencionar que, as empresas contratantes de jovens aprendizes dão prioridade para aquele público que for pertencente às famílias de baixa renda, ou seja que se encontrem em situação de vulnerabilidade econômica.

No entanto, jovens que estejam em uma situação financeira mais abastada também poderão inscrever-se neste programa sem nenhum empecilho.

A idade mínima para poder participar em programas como Jovem Aprendiz é estipulada pela lei de aprendizagem para jovens de 14 a 24 anos de idade e o jovem deve comprovar estar regularmente matriculado na escola e com bom desempenho, ou possuir pelo menos diploma de conclusão de curso do ensino médio.

 

Pré-requisitos  para se candidatar

Para poder fazer parte de um programa como esse é necessário que você preencha alguns pré-requisitos básicos definidos pelo jovem aprendiz CIEE.  São eles:

  • O jovem aprendiz precisa ter uma idade mínima de 14 anos e máxima de 24 para poder inscrever-se no  programa.
  •  Também deverá estar regularmente matriculado no ensino fundamental ou no ensino médio, ou apresentar certificado de conclusão  dessa modalidade de ensino;
  •  O jovem também não pode ter tido outro tipo de experiência de trabalho com carteira assinada.
  • Também deverá ter disponibilidade de tempo para atuação no cargo que lhe for concedido ao ser selecionado.

Conheça a Empresa

A sigla CIEE significa Centro de Integração Brasil-Escola e nada mais é do que uma associação sem fins lucrativos, reconhecida enquanto instituição de assistência social, prestando uma série de programas aos cidadãos brasileiros.

Entre os programas existentes na instituição, temos os programas de aprendizagem e o estágio de estudante, possibilitando aos jovens aprendizes a formação adequada para assumirem postos de trabalho com bom desempenho e assim, desenvolver um currículo promissor para o mercado de trabalho.

Quais são as funções do Jovem Aprendiz CIEE

A partir do momento que você for solucionado no programa Jovem Aprendiz CIEE, você poderá candidatar-se a diversos cursos, os quais irão lhe capacitar para exercício de funções específicas, tais como:

  • Capacitação para atuação em empresas parceiras do CIEE no Comércio e Varejo;
  • Práticas bancárias em agências parceiras do CIEE (Exemplo: Caixa Econômica Federal);
  • Logística;
  • Cargos Administrativos;
  • Teleserviços;
  • Entre outros.

Salário e Benefícios

No que diz respeito à remuneração salarial do jovem aprendiz CIEE,  este receberá o valor mensal que girará em torno de R$484,00 a R$1.435,00. Esse valor é variável, uma vez que depende da carga horária desempenhada pelo jovem aprendiz dentro da instituição.

Além do salário mensal, o jovem aprendiz também estará usufruindo de uma série de benefícios trabalhistas que são:

  • Jornada de trabalho de 4 a 6h para poder conciliar trabalho e escola;
  • Auxílio Transporte e Alimentação;
  • 13° salário;
  • Registro na CLT;
  • Direito à férias remuneradas;
  • Carteira de trabalho devidamente assinada.

E aí? Gostou do nosso conteúdo de hoje? Você possui o perfil para fazer parte deste programa? Está esperando o quê para conquistar seu primeiro emprego?

CONFIRA AS PRINCIPAIS EMPRESAS COM INSCRIÇÕES ABERTAS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *