Processo de Seleção para Jovem Aprendiz DETRAN → Como funciona

Quem quiser atuar no mercado de trabalho e possui a faixa etária de 14 a 24 anos, não terá mais dificuldade para inserção por falta de experiência profissional, uma vez que programas como o Jovem Aprendiz Detran, dão oportunidade aos jovens em situação de primeiro emprego. Obtenha maiores informações lendo o nosso artigo de hoje até o final! Aproveite e aça uma boa leitura!

Como faço a inscrição no Programa Jovem Aprendiz Detran

Para que você possa fazer a inscrição em um Programa como o Jovem Aprendiz do Detran será necessário que siga alguns procedimentos que iremos ensinar logo abaixo. Lembrando que, o processo de inscrição é 100% online, ou seja, poderá fazer sem precisar sair de casa.

  • PASSO 1 – A primeira coisa que você deverá fazer será entrar no site oficial do Jovem Aprendiz da Detran, acessando o seguinte endereço eletrônico: https://www.detran.pe.gov.br/

  • PASSO 2 – Entrando na plataforma, você deverá utilizar o campo de pesquisa para inserir “Inscrição Detran” e clicar “enter”.

  • PASSO 3 – Se houver algum processo seletivo para jovens aprendizes aberto, é só fazer a leitura do edital, conferir se você possui o perfil exigido para ingresso e fazer o cadastro junto à plataforma.

  • PASSO 4 – Caso você venha a ser selecionado, o próprio Detran entrará em contato com você para uma entrevistas e sendo aprovado, a empresa irá lhe  explicar todos os procedimentos necessários para assumir a função.

CONFIRA AS PRINCIPAIS EMPRESAS COM INSCRIÇÕES ABERTAS!

Quem pode concorrer a vaga do jovem aprendiz Detran

jovem aprendiz detran

Para que você possa ingressar no Detran, atuando como Jovem Aprendiz, você deverá encaixar-se dentro de alguns pré-requisitos que são definidos pelo próprio Detran, em consonância com os pressupostos da chamada Lei da Aprendizagem, a qual determina que o jovem deverá ter o seguinte perfil:

  • Poderá participar no programa, o jovem aprendiz que tiver entre 14 e 24 anos de idade;

  • Também é preciso estar regularmente matriculado na escola, ou já ter concluído o Ensino Médio, sempre em escola pública;

  • É necessário que candidato tenha tempo disponível para atuar dentro do Detran de 4 a 6 horas por dia.

  • É preciso que o jovem esteja em situação de primeiro emprego, ou seja, não pode ter sua carteira de trabalho assinada.

O que o Detran oferece ao jovem aprendiz?

jovem aprendiz detran

O Departamento de Trânsito (Detran) oferece a possibilidade do jovem aprendiz poder ficar até dois anos atuando dentro do empresa, período no qual poderá conhecer tudo sobre o funcionamento de uma instituição como essa, o que somará pontos positivos em seu currículo profissional.

Além disso, um jovem aprendiz que vier a atuar dentro do Detran gozará de salário compatível com as funções desempenhadas dentro da empresa e terá direito aos seguintes benefícios trabalhistas:

  • Garantia de carteira de trabalho devidamente assinada pela empresa;

  • Recebimento de 13° salário e FGTS;

  • Terá direito a receber um vale transporte e vale alimentação;

  • Direito à férias remuneradas, as quais serão concedidas em diálogo com as férias da escola;

  • Jornada de trabalho reduzida (de 4 a 6h diárias), a fim de não prejudicar o jovem aprendiz em seu rendimento escolar.

Como o Programa auxilia na carreira profissional do jovem?

jovem aprendiz detran

Não restam dúvidas de que um programa esse programa ajuda, e muito, os jovens aprendizes em situação de primeiro emprego, tendo em vista que os jovens tem em mãos uma oportunidade única para se inserirem rapidamente no mercado de trabalho, atuando em empresas de médio e grande porte como o Detran.

Além disso, com essa oportunidade laboral, o jovem aprende tudo sobre o funcionamento de uma empresa como o Detran e saberá o que deve ser feito em diferentes situações laborais, já que terá experiência profissional para isso.

Também precisamos destacar que, oportunidades como essa dão um Up no currículo profissional dos jovens e fazem com que seja muito mais fácil conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho, após o período de vigência do programa.

 Se candidatar a uma vaga de jovem aprendiz vale a pena?

jovem aprendiz detran

Desde que o programa Jovem Aprendiz foi inaugurado no ano de 2000, fruto da Lei da Aprendizagem de n° 10.097/2000, milhares de jovens passaram a ter boas perspectivas de futuro laboral.

Lembrando que um dos maiores empecilhos dos jovens, na hora que buscam um empreso, é a falta de experiência que é comumente exigida pelas empesas contratantes.

Desse modo, vale muito a pena inserir-se no programa, pois é um sistema que obriga empresas de médio e grande porte a librarem vagas para jovens aprendizes, sendo de 5 a 15% do total de funcionários, vagas para esse programa.

Sendo assim, se você possui o perfil para ser um jovem aprendiz Detran, não deixe de seguir as orientações que passamos no passo a passo presente na introdução deste artigo, pois é uma das melhores possibilidades de rápida inserção no meio laboral.

E aí? O que você achou do nosso conteúdo de hoje? Foi útil para você conhecer melhor o Programa Jovem Aprendiz , especificamente o jovem aprendiz Detran? Deixe seu feedback nos comentários!

CONFIRA AS PRINCIPAIS EMPRESAS COM INSCRIÇÕES ABERTAS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *