Jovem Aprendiz Senac – Inscreva-se agora mesmo!

O Programa Jovem Aprendiz Senac é uma das iniciativas que mais deram certo no Brasil e que movimentam milhares de jovens todos os anos, em busca dos mais variados postos laborais.

Quem busca o primeiro emprego, sabe o quão é difícil conseguir uma contratação das empresas, tendo em vista que sempre se exige experiência prévia de trabalho, coisa que os jovens iniciantes não têm.

Com programas como esse, que são frutos da chamada Lei da Aprendizagem, as coisas mudam de figura e agora os jovens podem obter vagas de emprego em empresas de médio e grande porte sem dificuldade. Saiba mais, lendo este post na íntegra!

Passo a passo para Inscrição Programa Jovem Aprendiz Senac

Os processos seletivos para o Jovem Aprendiz Senac são abertos todos os anos, e os candidatos interessados poderão se inscrever indo presencialmente até a unidade Senac mais próxima.

Além dessa possibilidade, também são admitidas inscrições virtuais, por meio do site oficial da instituição. Nessa instância, você poderá seguir as orientações abaixo listadas:

Passo 1 – Se quer ser um jovem aprendiz do Senac, primeiro deverá acessar o site oficial dessa instituição por meio do seguinte endereço eletrônico: Senac | Educação profissional para todos


Passo 2 – Na sequência, o candidato deve clicar em  “Login/Meu portal”  e fazer seu cadastro virtual na plataforma de formação para o setor comercial.


Passo 3 – Faça o preenchimento de todos os campos solicitados para a efetivação de sua inscrição.


Passo 4 – Após isso, volte ao menu principal do Senac e clique em “Jovem Aprendiz” e na sequência em “Conheça nossos cursos”. Na etapa seguinte, clique em “Quero ser um aprendiz”.


Passo 5 – O Senac irá lhe fornecer um curso e lhe vincula com alguma empresa parceira ao programa, permitindo que você estude na instituição e, ao mesmo tempo, exerça atividades laborais dentro de uma empresa com a remuneração adequada.

Quem pode concorrer a uma vaga Jovem Aprendiz Senac?

Para se converter em jovem aprendiz do Senac, antes você precisará adequar-se aos seguintes requisitos que iremos listar abaixo:

Jovem Aprendiz Senac

  • O jovem aprendiz Senac deverá ter entre 14 e 24 anos (essa regra não vale para os perfis de aprendizes com deficiência)
  • O candidato ao programa deve estar matriculado ou concluído Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio
  • Não pode já ter participado do Jovem Aprendiz em outra empresa;
  • Deverá residir no mesmo local onde a vaga estiver aberta
  • Atender a todos os requisitos internos do empregador
  • O candidato também deve apresentar todos os documentos exigidos para a sua contratação.

O que o Senac oferece ao Jovem Aprendiz

A remuneração para ao candidato selecionado pelo Senac será condizente com a carga horária de trabalho, girando em torno de 6 horas diárias.

Já no caso do salário inicial para aprendizes, quando eles são selecionados para atuação no comércio recebem em torno de R$ 653,00. No entanto, dependendo da empresa ou cidade, pode chegar até R$ 1.581,00.

Jovem Aprendiz Senac

Além disso, o aprendiz usufrui de todos os benefícios trabalhistas previstos na lei dos profissionais laborais. São eles:

  • Pagamento de previdência social ao jovem aprendiz
  • Pagamento de FGTS
  • Pagamento do 13º salário
  • Direito a férias remuneradas
  • Recebimento de Vale-transporte.

Também é válido mencionar que algumas empresas parceiras do Senac também podem vir a fornecer planos de assistência médica aos candidatos, além de treinamentos, participação em workshop, palestras, entre outros.

Como o Senac Auxilia a carreira do Jovem Aprendiz?

Ao inscrever-se em um programa como jovem aprendiz do Senac, você terá todo o suporte. É desta instituição que trabalha ativamente na formação para o setor comercial. Mais de 70 anos.

Jovem Aprendiz Senac

A instituição não apenas lhe capacitará com um curso de formação, como também irá ali inserir nas empresas parceiras para uma atuação por um período de até 2 anos. Neste tempo, você irá adquirir toda a experiência necessária para converter-se em um profissional bem-sucedido no futuro. Também recomendamos que busque desempenhar um bom trabalho, pois as chances de efetivação das empresas são altas.

Ser um jovem aprendiz Vale a Pena?

A participação em programas como o Jovem Aprendiz do Senac é sempre uma ótima aposta para o público jovem, uma vez que conseguem inserção facilitada em empresas de médio e grande porte.

Antes da criação do Jovem Aprendiz, os jovens sofriam muito para conseguir um primeiro emprego em empresas renomadas, pois essas instituições sempre cobravam experiência prévia de trabalho, o que esse público não possuía.

Jovem Aprendiz Senac

No entanto, a partir do ano de 2000, com o surgimento da Lei da Aprendizagem, as empresas passaram a ser obrigadas a reservarem até 15% de vagas em seus quadros de funcionários para aqueles candidatos jovens e sem carteira de trabalho assinada. Com esse tipo de oportunidade, os jovens atuam até dois anos em empresas consagradas e podem obter um currículo que lhes diferenciará no mercado que estiverem atuando.

Agora deixe um comentário destacando o que você achou mais interessante sobre o Jovem Aprendiz Senac. Essa instituição está presente em sua cidade? Comente e destaque se tem interesse o perfil necessário para fazer parte!