Melhores Faculdades a Distância do Brasil – Garanta sua graduação EAD!

O ensino superior vem se modificando ao longo dos anos para entregar aos estudantes cursos mais completos e que permitam a formação de profissionais aptos a atuar no mercado de trabalho. Uma das maneiras encontradas para tornar a educação privada um pouco mais barata, foi por meio da educação a distância, chamada também de EAD. As melhores faculdades a distância do Brasil são online.

Melhores Faculdades a Distância do Brasil

Essa modalidade de ensino se tornou bastante comum na graduação e já existem atualmente faculdades somente a distância, ou seja, que permitem ao aluno estudar de casa. Grande parte dessas faculdades são privadas, mas justamente por oferecerem aprendizado à distância, são mais baratas.

No entanto, também é possível encontrar algumas faculdades a distância no Brasil que são gratuitas, cujas formas de ingresso variam. Atualmente já é possível classificar até mesmo quais são as melhores faculdades a distância do Brasil. A seguir, você pode conferir essas e várias outras informações sobre o ensino a distância da graduação.

Como funciona?

A faculdade a distância vem se tornando cada vez mais popular em nosso país e isso acontece por várias razões, afinal se trata de uma modalidade de ensino com alguns benefícios extras.

Há uma grande variedade de cursos que podem ser feitos nessa modalidade e estudar a distância se tornou uma grande facilidade para quem não mora na mesma cidade de uma unidade da faculdade.

Para funcionarem, as faculdades a distância possuem uma grande infraestrutura tecnológica que permitem a realização dos cursos pela internet. O Ambiente Virtual de Aprendizagem é onde tudo acontece e cada faculdade possui o seu.

Se trata de uma plataforma online onde o estudante tem acesso a todo o conteúdo do curso ao qual se inscreveu. As aulas acontecem por meio de vídeos, apostilas, imagens, animações e livros digitais que são disponibilizados.

Dentro dessa plataforma o aluno adquire todo o conhecimento, realiza as atividades, executa os trabalhos que são propostos, pode interagir com seus colegas, tirar dúvidas com os professores em tempo real e muito mais.

Apesar de ser um ensino a distância, o MEC – Ministério da Educação – determina que cerca de 20% da carga horária seja presencial. Dessa forma, você terá que comparecer algumas vezes ao longo do semestre no câmpus mais próximo. Mas, ainda sim são as melhores faculdades a distância do Brasil.

Vantagens do Ensino a Distância

O ensino a distância – EAD – é recheado de vantagens que fazem com que muitas pessoas prefiram essa modalidade à qualquer outra. São vantagens que influenciam diretamente na rotina de cada indivíduo e podem fazer total diferença para quem trabalha ou estuda.

Melhores Faculdades a Distância do Brasil

– Um ensino flexível: uma das principais vantagens do ensino a distância é que ele é flexível, ou seja, se adéqua à rotina de cada estudante. Não há horários fixos para estudar, o aluno pode definir seus próprios horários da forma que achar melhor e for mais conveniente para si. Alguns preferem estudar de manhã, outros só possuem tempo durante a noite. Com o ensino a distância, você escolhe quando e onde estudar;

– Não é tão caro: os cursos superiores a distância, são mais baratos do que os tradicionais. As mensalidades tendem a ser menores, justamente porque você estuda de casa. O investimento em uma graduação a distância tende a ser menor quando comparado com um curso tradicional e se comparar também com todos os benefícios de possuir um diploma de nível superior.

Os cursos superiores tradicionais das instituições privadas tendem a ter mensalidades de, no mínimo, R$300. Já no caso das instituições que oferecem cursos a distância, as mensalidades podem ser pela metade. Para completar, você também não terá gastos com transporte tendo que ir e vir da faculdade diariamente;

– O diploma tem a mesma validade: muitas pessoas têm dúvidas sobre a validade do diploma do ensino superior a distância. Não há com o que se preocupar, pois o diploma de uma graduação a distância vale tanto quanto um diploma de uma graduação presencial;

– Você pode trabalhar e estudar: com o ensino a distância você pode trabalhar durante o dia e estudar durante a noite. Novamente, a flexibilidade dessa modalidade permite que você concilie o trabalho com os estudos sem nenhum problema.
Formas de ingresso

Quem se interessa em fazer um curso a distância deve ficar por dentro de todas as formas de ingresso disponíveis para assim ampliar suas chances. Tudo depende se a oportunidade é oferecida por uma instituição pública ou privada. No caso das instituições públicas, a grande maioria seleciona seus novos estudantes por meio do SISU, usando a nota do Enem.

Já se a oportunidade for oferecida por uma instituição privada, há mais de uma forma de ingresso disponível. A faculdade disponibiliza o vestibular que geralmente consiste em uma redação que você pode agendar para o dia e horário desejado. Em alguns casos, também é dada ao estudante a opção de ingressar usando a nota do Enem.

Algumas faculdades ainda usam também o modelo de vestibular tradicional, onde o interessado em ingressar realiza uma prova com questões de múltipla escolha sobre as disciplinas já conhecidas.

Algumas faculdades privadas podem oferecer mais de uma opção de ingresso, assim você escolhe aquele que achar melhor. Por outro lado, em alguns casos, você pode ter que utilizar o método que for disponibilizado pela instituição.

Como são avaliadas?

As faculdades a distância também são avaliadas pelo MEC e por isso é fundamental observar a nota da faculdade em si e dos cursos, na hora de escolher em qual irá estudar. O MEC utiliza 3 componentes para avaliar as faculdades: a instituição em si, os cursos e a infraestrutura disponibilizada aos estudantes.

Apesar de estarmos falando de faculdades a distância, todas elas devem ter algum tipo de câmpus para que os estudantes possam cumprir a carga horária presencial que também é exigida. Dessa forma, o MEC avalia tais unidades, os cursos e tudo que é oferecido de modo virtual e também presencial aos estudantes.

Melhores Faculdades a Distância do Brasil

Para efetuar a avaliação de uma faculdade a distância, o MEC faz uso de alguns instrumentos como o Conceito Preliminar do Curso e o Conceito do Curso. O primeiro instrumento avalia o corpo docente (quantos mestres e doutorados fazem parte), o desempenho dos alunos, todas as instalações físicas, a infraestrutura e os recursos
disponibilizados. Já o segundo instrumento consiste em uma visita do MEC na instituição.

Ranking das Melhores Faculdades EAD

De acordo com as notas emitidas pelo MEC para as faculdades de ensino a distância, é possível criar um ranking das melhores faculdades a distância do Brasil, entre as públicas e privadas. Esse ranking é muito importante pois ajuda os estudantes na hora de escolher em qual escola estudar, afinal o mais indicado é escolher uma faculdade com uma nota 3 ou superior. Confira, a seguir, o ranking das melhores faculdades EAD:

1 – Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL): essa instituição oferece cursos de graduação e pós-graduação presenciais e a distância. Eles disponibilizam o ingresso por meio de uma prova agendada ou através do Enem. Ainda oferecem o pagamento das três primeiras mensalidades por conta delas, sendo uma ótima opção para quem não tem tantos recursos assim. Eles ainda possuem diversas bolsas e financiamentos para que você receba ajuda ao longo dos anos para conseguir ir pagando o seu curso.

2 – Universidade Nove de Julho (UNINOVE): a UNINOVE é uma instituição com cursos de graduação e pós-graduação oferecidos nas modalidades EAD e presencial. Eles oferecem mensalidades com até 50% de desconto, além de todos os vários outros convênios e bolsas que disponibilizam por meio de parcerias. Dessa forma, mesmo que você não tenha como pagar pelas mensalidades, pode receber ajuda para não deixar de estudar. Pelo site, você pode agendar o seu vestibular para o ano de 2020.

3 – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC): a UFSC é uma instituição pública de ensino superior e, por conta disso, você não paga nada pelo curso. Tudo que você precisa fazer é conseguir entrar, sendo que o principal método de ingresso é o SISU, usando a nota do Enem.

É uma das principais instituições da região sul do nosso país e as suas unidades se fazem presente em vários municípios do estado de Santa Catarina. Assim, se você optar por um curso a distância, será fácil comparecer na unidade para atender a carga horária presencial que é necessária.

4 – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS): a UFRGS é uma das melhores faculdades com cursos presenciais e a distância do nosso país. A sua sede se encontra na cidade de Porto Alegre, mas há unidades por vários municípios. A universidade disponibiliza vários cursos que podem ser feitos a distância e você não precisa pagar. A faculdade aceita os alunos por meio do SISU, por isso é preciso que você faça o Enem.

5 – Universidade Federal de Lavras (UFLA): a UFLA é uma instituição de ensino superior pública que se encontra no estado de Minas Gerais. São vários os cursos que podem ser encontrados na universidade e podem ser feitos a distância. O método de ingresso é o mesmo das demais: você deve fazer o Enem e posteriormente se inscrever no SISU. Se for selecionado, poderá realizar o curso sem ter que pagar nada por isso.

Com frequência as faculdades são avaliadas pelo MEC e essa lista pode ser atualizada nos próximos anos, por isso sempre fique de olho no ranking das melhores faculdades EAD para conseguir escolher a que oferecer o melhor ensino para você. Não tenha medo de escolher uma faculdade a distância por medo do diploma não ser aceito ou de não conseguir aprender, tudo depende de você, da sua dedicação e do tempo que você ficará na plataforma adquirindo todo o conhecimento necessário para conseguir atuar no mercado de trabalho.

6 – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE): essa instituição faz parte da Fundação Getúlio Vargas e o seu foco é a formação superior em administração pública e privada. A escola se encontra no Rio de Janeiro, mas devido ao ensino a distância, permite que você estude de qualquer lugar do Brasil. Pelo site, você acompanha todas as novidades sobre os processos seletivos e as bolsas e financiamentos que são disponibilizadas a todos que não têm como arcar com as mensalidades.

7 – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG): a UFMG é uma instituição de ensino superior pública altamente reconhecida em todo o país. Possui uma vasta lista de cursos de graduação oferecidos nas modalidades presencial e a distância. Além disso, há opções de cursos de pós-graduação para quem deseja continuar estudando. A principal forma de ingressar na UFMG é por meio do SISU, cujas inscrições acontecem duas vezes por ano utilizando a nota do Enem.

8 – Centro Universitário Carlos Drummond de Andrade (UniDrummond): a UniDrummond foi fundada em 1960 e pode ser encontrada na cidade de São Paulo. São vários câmpus espalhados por todo o estado que permitem que pessoas de todo o país estudem de qualquer lugar. Como é uma faculdade privada, é preciso pagar mensalidade nos cursos e, como pode não ser acessível para todo mundo, o ideal é participar de algum programa de bolsa e financiamento.

9 – Centro Universitário FADERGS: a Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul, conhecida como FADERGS, foi fundada no ano de 2004 e se trata de uma faculdade privada com cursos de várias áreas de conhecimento que podem ser feitos de modo presencial e a distância. O método de ingresso pode ser por vestibular, ProUni ou até mesmo Fies, vai depender da própria instituição de ensino. Pelo site, você pode conferir quais são as opções de ingresso.

10 – Centro Universitário de Belo Horizonte: essa é uma instituição particular de ensino técnico e superior que oferece opções de cursos presenciais e a distância. É considerado um dos melhores centros universitários de nosso país, com uma ótima nota fornecida pelo MEC. Há uma grande variação de cursos que você pode fazer através do vestibular, basta se inscrever e aguardar o resultado.

Escolha a sua faculdade de acordo com a nota do MEC para poder usufruir de um ensino de qualidade e se tornar um excelente profissional com um futuro promissor no mercado de trabalho. Depois de conferir esse ranking das melhores faculdades a distância do Brasil, você não vai ficar de fora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *