Melhores Faculdades do Brasil – Formas de ingresso e qualificações

O Brasil é um país com um ensino superior de grande qualidade proporcionado por várias instituições que ao longo dos anos foram melhorando cada vez mais, adquirindo professores com muitas qualificações e proporcionando um ótimo ensino aos seus alunos. São centenas as instituições de ensino brasileiras, mas todos os anos são anunciadas as 20 melhores faculdades do brasil que se destacam entre as demais.

Melhores Faculdades do Brasil

Esse ranking é de grande importância para as faculdades e todos os anos elas melhoram suas ações e seus funcionários para continuarem sendo consideradas uma das melhores.

Elas também acabam sendo muito procuradas por estudantes de todo o Brasil que buscam algo diferente e melhor para suas vidas.

Nosso país está recheado de ótimas faculdades e se você não sabe quais são as melhores, poderá conferir a seguir as melhores faculdades do Brasil.

Primeiras faculdades do Brasil

Poucas pessoas sabem sobre as primeiras faculdades do Brasil, onde tudo de fato começou. Saber sobre esses fatos é muito importante para entender melhor sobre como o ensino evoluiu em nosso país e como as demais faculdades foram surgindo.

A primeira faculdade brasileira, ou seja, instituição de ensino superior surgiu no ano de 1808 com a chegada da família real portuguesa em nossas terras. D. João VI por meio de um documento decretou a criação da Escola de Cirurgia da Bahia na cidade de Salvador.

Pouco tempo depois, no início de abril, ele assinou outro decreto que deu início à Escola Anatômica, Cirúrgica e Médica do Rio de Janeiro. As duas escolas ainda estão presentes em nosso país, sendo conhecidas atualmente como UFBA e UFRJ, duas instituições federais.

Logo depois das faculdades de Medicina, começaram a surgir as faculdades de Direito. As duas primeiras surgiram em agosto de 1827, sendo elas: a Faculdade de Direito de Olinda e a Faculdade de Direito de São Paulo. A primeira atualmente pertence à Universidade Federal de Pernambuco, enquanto que a segunda atualmente é a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Faculdades continuaram surgindo por todo o país. Em seguida, foi a vez de Ouro Preto que recebeu a Faculdade de Medicina de Ouro Preto e a Escola de Minas de Ouro Preto. Com a Proclamação da República surgiram mais algumas faculdades: Faculdade Nacional de Direito e a Faculdade de Direito em Belo Horizonte.

Formas de ingresso

Inicialmente as faculdades brasileiras criavam os seus próprios métodos de ingresso. O método mais popular era o vestibular, sendo uma prova aplicada pela faculdade aos interessados em algum curso.

Era preciso acertar 60% da prova para conseguir entrar e, naquelas faculdades privadas, também era necessário ter condições de pagar a mensalidade.

Com o tempo, as formas de ingresso foram se diversificando, mas o vestibular também se modificou. Atualmente, o vestibular é o ENEM, exigido por todas as universidades federais do nosso país. Nessas universidades, o método de ingresso é o SISU que exige a nota do Enem.

No caso das universidades privadas, algumas ainda aplicam uma prova para os interessados, enquanto outras também aceitam a nota do Enem.

O ProUni é um programa voltado para as universidades privadas que utiliza a nota do Enem, por isso também é uma forma de ingresso. Resumidamente, formas de ingresso para as universidades federais:

– SISU, usando a nota do Enem.
Formas de ingresso para as universidades privadas:
– Vestibular;
– ProUni, utilizando a nota do Enem;
– Somente com a nota do Enem;
– FIES.

Pelos sites das universidades é possível conferir todos os métodos de ingresso disponíveis, mas eles não tendem a ser muito diferentes dos que já mencionados. As faculdades privadas também podem possuir algumas parceiras com programas que oferecem bolsas de estudo.

Como o MEC avalia as faculdades?

O Ministério da Educação, popularmente conhecido como MEC, é um órgão federal cuja responsabilidade é a regulamentação e fiscalização da educação e do ensino em todo o nosso país. Com frequência, o MEC realiza uma avaliação do ensino superior brasileiro, seja ele público ou privado.

Essa avaliação acontece nos centros universitários, nas faculdades e universidades. O objetivo é comprovar a qualidade de ensino dessas instituições. Com a nota e as informações divulgadas pelo MEC, as instituições podem então efetuar melhorias e melhorar a qualidade dos seus cursos e dos profissionais que ocupam o seu quadro de funcionários.

Melhores Faculdades do Brasil

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior foi criado em 2004 e ele estabelece os 3 componentes principais das instituições que são avaliados: as instituições em si, os cursos e também o desempenho dos alunos. Cada componente possui um resultado que, por sua vez, resulta na nota da faculdade no MEC.

Para fazer essa avaliação, o MEC faz uso de algumas ferramentas, como o Enade – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. O Enade é uma prova aplicada nos estudantes que estão ingressando e terminando um curso, sendo dividida de duas formas: a prova de formação geral que influencia 25% da nota e a prova específica que influencia 75% da nota.

Com o resultado do Enade, o MEC também avalia quantos professores mestres ou doutores a instituição possui, toda a infraestrutura que é oferecida aos alunos e os recursos que são usados em sala de aula.

Essas informações compõem o Conceito Preliminar de Curso cujos valores vão de 1 a 5. A média nacional é 3 e, sendo assim, as instituições com uma nota menor que essa, recebem visitas de técnicos do MEC. Aquelas com uma nota 3 ou superior, podem escolher receber ou não a visita que, pode aumentar ou diminuir a nota. Caso não queiram a visita, a nota é mantida como definitiva.

Importância de escolher uma faculdade bem avaliada pelo MEC!

A avaliação realizada pelo MEC comprova a qualidade de ensino das instituições superiores brasileiras, é importante que isso seja levado em conta na hora de escolher em qual faculdade estudar. Muitos não entendem, mas explicamos o porquê.

Se o curso que você está buscando, possui uma nota 3 em uma faculdade e, em outra, possui uma nota 4, o mais recomendado é que você tente entrar na faculdade cuja nota é maior. Assim, você poderá aproveitar um ensino de melhor qualidade com professores mais qualificados e com uma infraestrutura mais propícia para o seu aprendizado.

É fundamental que todos os estudantes contem com professores de alta qualidade e especialistas no assunto, além de poder contar com uma infraestrutura completa com tudo que necessitam para estimular o aprendizado e contribuir para o desenvolvimento de suas habilidades.

Sendo assim, o mais recomendado é que você escolha uma faculdade que tenha recebido uma nota 3 ou superior do MEC nos últimos anos. Vale lembrar ainda que o MEC também avalia cada curso individualmente e não somente a instituição, por isso você também pode se guiar pela nota do curso. Às vezes, a instituição em si não possui uma nota tão boa, mas o curso sim.

Fazer uma faculdade com um curso que tem nota alta pelo MEC é uma excelente oportunidade para quem busca uma vaga de emprego em uma empresa de qualidade. As empresas ou indústrias buscam por profissionais qualificados para atuar no mercado de trabalho.

Esses profissionais já entram ganhando um ótimo salário com excelentes perspectivas de crescimento dentro da empresa. Por isso é importante fazer uma pesquisa e se informar sobre as melhores faculdades do Brasil, sempre verificando as notas dos cursos recebidas pelo MEC, pois dessa forma você não vai se arrepender, pois seu futuro estará garantido.

Pensando nos estudantes e todas as suas dúvidas sobre as melhores faculdades do Brasil, que disponibilizamos aqui uma lista com as melhores faculdades, para que você fique bem informado e faça a sua escolha.

Ranking das Melhores Faculdades

O Ranking Universitário da Folha, conhecido como RUF, é responsável por eleger as melhores faculdades do Brasil. O ranking é composto por 20 universidades e faculdades do país, entre elas instituições gratuitas e privadas. É uma lista atualizada anualmente e que também mostra a nota geral da instituição. Confira abaixo uma lista com as melhores faculdades do Brasil.

No estado de São Paulo:

– Universidade de São Paulo (USP);
– Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP);
– Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP);
– Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR);
– Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP);
– Universidade Presbiteriana Mackenzie;
– Fundação Universidade Federal do ABC (UFABC).
No estado do Rio de Janeiro:
– Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
– Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ);
– Universidade Federal Fluminense (UFF);
– Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio).
No estado de Santa Catarina:
– Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC);
– Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
No estado do Paraná:
– Universidade Federal do Paraná (UFPR);
– Universidade Estadual de Londrina (UEL);
– Universidade Estadual de Maringá (UEM);
– Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
No estado do Rio Grande do Sul:
– Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
– Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS);
– Universidade Federal de Santa Maria (UFSM);
– Universidade Federal de Pelotas (UFPel);
– Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

No estado de Minas Gerais:

– Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
– Universidade Federal da Viçosa (UFV);
– Universidade Federal de Uberlândia (UFU);
– Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF);
– Universidade Federal de Lavras (UFLA);
– Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Durante o ano de 2020, todas essas universidades irão melhorar o seu ensino enviando seus profissionais para fazerem mestrado e doutorado, além de também realizarem reformas em suas unidades para melhorar a infraestrutura oferecida a todos os seus estudantes.

Isso é realizado com o intuito de que, no novo ranking, fiquem em uma posição melhor e recebam também uma nota mais alta quando o MEC realizar a sua nova avaliação. Sempre observe as ações das universidades em prol das melhorias para fazer uma escolha consciente.

Características das Melhores Faculdades

Avaliar as características das melhores faculdades do nosso país é uma excelente maneira de ficar por dentro de tudo que uma boa faculdade precisa ter. É claro que, dependendo do curso que você quer fazer, pode avaliar algumas características específicas.
As melhores faculdades, como a USP, possuem uma boa nota no MEC, geralmente sendo de 4 ou 5.

No entanto, como já mencionamos, você deve buscar saber também sobre a nota do curso desejado. As melhores faculdades também disponibilizam uma excelente infraestrutura para todos seus estudantes: bibliotecas, áreas de estudo, áreas de lazer, laboratórios com todos os equipamentos necessários, laboratórios de informática e muito mais.

Sendo assim, é recomendado que você faça uma boa pesquisa na universidade desejada, veja como são as suas unidades e tudo o que elas oferecem aos alunos. Outro fator muito importante que caracteriza uma faculdade como uma das melhores, é a quantidade de profissionais que são contratados após se formarem.

Esse tipo de informação geralmente também é divulgado juntamente com o ranking da Folha, mostrando a posição das melhores faculdades do brasil. Outra grande característica de uma faculdade de qualidade é o seu corpo docente que deve ser formado por professores especialistas, geralmente classificados como mestres ou doutores.

Quanto mais profissionais que tenham feito mestrado ou doutorado, melhor é considerada a faculdade no Brasil e com certeza você conseguirá usufruir de um ensino melhor. Portanto, para conseguir ingressar em uma dessas faculdades é preciso estar preparado, pois as vagas são muito concorridas, são milhares de candidatos por vaga.

Existem muitos cursos preparatórios para quem deseja ingressar em uma universidade, cursos que podem ser feitos online, sem que você saia de casa. Agora você pode fazer a escolha que pode mudar a sua vida, essa é uma decisão muito importante, talvez a mais importante da sua vida.

Por isso, na hora de fazer a escolha é importante estar certo do curso e da faculdade que deseja cursar. Em qualquer uma dessas faculdades citadas acima, você vai encontrar cursos que tenham obtido excelente nota do MEC.

Melhores Faculdades do Brasil

Faça sua escolha e se dedique totalmente aos estudos, pois a sua hora de se dar bem chegou. Boa Sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *