UFOP – Veja a grade principal de cursos ofertados!

As universidades federais de nosso país são responsáveis por oferecer a educação superior para a grande maioria da população, ampliando suas unidades para que possa atingir um público maior e permitir que mais pessoas se qualifiquem e garantam boas posições no mercado de trabalho. A UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto – é referência nesses quesitos.

E o resultado é a concorrência de suas vagas todo ano por estudantes de todo o país. Como ainda existem muitas pessoas que não conhecem a universidade, a seguir será possível ficar por dentro da história da UFOP e como conseguir ingressar.

Elas se fazem presente em vários estados brasileiros por meio dos seus campi equipados com laboratórios, bibliotecas, livrarias, salas de aula com equipamento multimídia, áreas de estudo, lazer e trabalho. Confira!

História da UFOP

A Universidade Federal de Ouro Preto teve sua fundação em agosto de 1969 quando houve a junção das escolas de Farmácia e de Minas. Com o passar dos anos, a universidade se desenvolveu e cresceu, adicionando mais cursos em seu catálogo e também ampliando suas unidades e sua abrangência, para facilitar o acesso a educação superior gratuita a mais pessoas.

A universidade atualmente conta com três unidades acadêmicas, sendo elas o campus Ouro Preto, campus Mariana e o campus João Monlevade. No campus de Ouro Preto há o Centro de Educação Aberta e a Distância, a Escola de Educação Física, Escola de Farmácia, Escola de Minas, Escola de Medicina, Escola de Nutrição, Escola de Direito, Turismo e Museologia, o Instituto de Ciências Exatas e Biológicas e ainda o Instituto de Filosofia, Arte e Cultura.

No campus de Mariana há somente dois institutos: Instituto de Ciências Humanas e Sociais e o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas. Já no campus João Monlevade, há o Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas.
Formas de ingresso na UFOP

A UFOP se trata de uma universidade pública e federal de nosso país, portanto todos os seus cursos são gratuitos, não havendo a cobrança de nenhuma mensalidade. As instituições federais do Brasil realizam um processo unificado para a seleção de seus novos estudantes, por meio do SISU.

Sobre o SISU

O Sistema de Seleção Unificada utiliza a nota do Enem para classificar os estudantes nos cursos desejados, de acordo também com a quantidade de vagas disponibilizadas por cada instituição.

As inscrições abrem no início de cada semestre e para participar é preciso ter feito o exame no último ano. Independentemente da sua nota, você pode se inscrever no curso desejado.

Caso não seja selecionado nas chamadas regulares, pode ainda se inscrever na lista de espera para ter mais uma chance.

UFOP

O SISU substituiu o vestibular tradicional das instituições, mas é bom alertar que poucas ainda disponibilizam também essa opção ao estudante.

Devemos ressaltar também que esse método de ingresso é válido somente para a graduação; no caso da pós-graduação, é preciso participar dos processos seletivos da UFOP, ficando de olho nos editais que são lançados no próprio site da Pró-Reitoria de Pós-Graduação.

Principais cursos oferecidos na UFOP

A UFOP é uma instituição de ensino completa que deseja estar presente em sua vida por várias etapas, por isso, oferece não somente cursos de graduação, mas também de pós-graduação, pesquisa e extensão. Repetindo, todos os cursos ministrados pela UFOP são gratuitos.

Os cursos de graduação estão espalhados pelas três unidades da universidade. Veja quais são eles:

Administração; Administração Pública, Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Ciência da Computação, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Direito, Educação Física, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Minas, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Geológica, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Urbana, Estatística, Farmácia, Filosofia, Física, Geografia, História, Jornalismo, Letras, Matemática, Medicina, Museologia, Música, Nutrição, Pedagogia, Química, Química Industrial, Serviço Social, Sistemas de Informação e Turismo.

Já na pós-graduação você pode fazer mestrado acadêmico ou profissional, doutorado acadêmico ou alguma especialização. Os doutorados acadêmicos disponíveis são: Biotecnologia, Ciência da Computação, Ciências Farmacêuticas, Engenharia Ambiental, Evolução Crustal e Recursos Naturais, Geotecnia, Nanotecnologia Farmacêutica e outros.

Mestrado profissional

Quem deseja fazer um mestrado profissional, conta com as seguintes opções: Engenharia das Construções, Engenharia Geotécnica, Ensino de Ciências, Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental, Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração. Também há algumas especializações: Residência Médica em Cirurgia Geral, Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade e Residência Médica em Clínica Médica.

O site da UFOP é bem completo e entrega aos interessados todas as informações que eles buscam sobre formas de ingresso, programas da universidade, eventos e tudo que é realizado em suas unidades e notícias.

Todos interessados em estudar na UFOP devem conferir o site por completo para saberem o máximo possível sobre a instituição. Quem deseja entrar em contato, pode ligar para (31) 3559 1367 ou para 3559 1368, das 8h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h00.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.