UFSCAR – Descubra como participar do processo seletivo e muito mais!

É importante buscar por uma instituição de ensino de qualidade para poder tirar o seu diploma de graduação, pois assim você garante que terá adquirido o melhor conhecimento e desenvolvido ao máximo suas habilidades. A UFSCAR, por exemplo, é uma ótima instituição federal no estado de São Paulo.

O mais indicado é sempre buscar por universidades com uma boa nota do MEC e que sejam reconhecidas nacionalmente devido seu corpo docente e seus cursos.

Estudantes de todo o país se mudam para a região para poder estudar na universidade. A seguir, você poderá conhecer mais sobre ela e verá quais são as formas de ingresso disponíveis.

Conheça a UFSCAR

A Universidade Federal de São Carlos é uma instituição de ensino superior pública que atua no município de São Carlos, no estado de São Paulo. A universidade conta com quase 30 mil estudantes do país inteiro, muitos que viajam centenas de quilômetros apenas para poder estudar em uma das melhores instituições federais de nosso país.

Além do campus em São Carlos, a universidade também possui outras unidades em Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino. O campus de São Carlos foi o primeiro a ser criado e possui cerca de 645 hectares de extensão, englobando o Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, o Centro de Educação e Ciências Humanas e também o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.

Já o campus de Araras conta com cerca de 243 hectares de extensão. No local funciona o Centro de Ciências Agrárias que conta com seis cursos de graduação, além de opções também de pós-graduação. O campus ainda conta com quase 40 laboratórios, biblioteca, ambulatório, quadra, anfiteatro e diversas salas de aula.

Já o campus de Sorocaba conta com três diferentes centros acadêmicos, sendo eles: Centro de Ciências e Tecnologias para Sustentabilidade, Centro de Ciências Humanas e Biológicas e o Centro de Ciências em Gestão e Tecnologia. O campus Lagoa do Sino se encontra na cidade de Buri, em São Paulo.

Cursos de Graduação UFSCAR

A UFSCAR oferece diferentes cursos de graduação através de seus campo. A unidade de São Carlos é a que oferece mais cursos; dificilmente você encontrará o mesmo curso em mais de uma unidade, por isso o ideal é conferir pelo site da instituição onde está o curso de seu interesse.

UFSCAR

As opções de cursos de graduação da UFSCAR são: Administração, Agroecologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Educação Especial, Educação Física, Educação Musical, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Física, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Estatística, Filosofia, Física, Fisioterapia, Geografia, Gerontologia, Gestão e Análise Ambiental, Imagem e Som, Letras, Linguística, Matemática, Medicina, Música, Pedagogia, Psicologia, Química, Sistemas da Informação, Terapia Ocupacional, Turismo, Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais e Tecnologia em Produção Sucroalcooleira.

Cursos de Pós-Graduação UFSCAR

A UFSCAR também disponibiliza uma série de opções para quem deseja fazer a pós-graduação, seja no mestrado acadêmico ou profissional, na especialização ou no doutorado.

Veja quais são algumas das opções de mestrado e doutorado: Ciências Ambientais, Ciências Fisiológicas, Conservação da Fauna, Ecologia e Recursos Naturais, Enfermagem, Genética Evolutiva e Biologia Molecular, Gerontologia, Gestão da Clínica, Biotecnologia, Ciência e Engenharia de Materiais, Estatística, Matemática em Rede Nacional, Antropologia Social, Ciência Política, Ciência da Informação, Estudos de Literatura, Gestão de Organizações e Sistemas Públicos, Agricultura e Ambiente, Agroecologia e Desenvolvimento Rural, Produção Vegetal e Bioprocessos Associados, entre outros.

As opções variam muito de acordo com o campus, sendo possível conferir tudo diretamente no site da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFSCAR.

Processos Seletivos UFSCAR

É importante ficar por dentro dos processos seletivos da UFSCAR para que você consiga garantir a sua vaga o quanto antes. Para ingressar na graduação, por exemplo, a única forma é através do SISU.

Anualmente, são 2.893 vagas oferecidas pelo SISU e, para participar, o interessado deverá realizar a prova do Enem e se inscrever no programa no início do ano seguinte. Na hora de fazer a inscrição no programa, o estudante pode escolher o curso e a instituição.

De acordo com sua nota, o estudante é classificado e pode ou não conseguir a vaga, sendo importante acompanhar as chamadas anunciadas pela instituição.
Entre em contato com a UFSCAR

Quem nunca fez uma graduação ou ainda nos casos de quem pretende fazer uma pós-graduação, é bem comum surgirem dúvidas, por isso é mais do que essencial entrar em contato com a universidade quando você quiser, para saber sobre as notícias.

A principal forma de contato é por telefone. Se quiser falar com o campus de São Carlos, ligue para (16) 3351 8111. Se desejar o campus de Araras, ligue para (19) 3543 2600. Se desejar ligar para o campus Lago do Sino, ligue para (15) 3256 9000.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.